A História da IFOMAT

O ínicio

A primeira edição ocorreu em 2017, foi idealizada pelos professores Marcelio Adriano e Rosana Piovesan e surpreendeu a todos pela quantidade de alunos inscritos já no primeiro ano de olimpíada. Foram ao IFSul - Campus Sapucaia do Sul aproximadamente 400 estudantes para realizar a prova presencial. Apenas estudantes de escolas de ensino fundamental do município participaram. 

Ao contrário das olimpíadas tradicionais de matemática, as provas da IFOMAT podiam ( e ainda podem) ser feitas em duplas e com o auxílio de calculadora, um grande diferencial da olimpíada.

“Queremos principalmente despertar no aluno o gosto pela matemática, fazê-lo usar a criatividade e o trabalho colaborativo para responder os problemas propostos”  Ressaltaram os docentes em 2017.


                                                      Foto da primeira premiação da IFOMAT, 2017



E desde então a olimpíada não parou mais de crescer 

Em 2018 foram 712 inscritos, e a olimpíada foi ampliada. Não eram mais só estudantes de ensino fundamental que podiam se inscrever, os estudantes do 1º ao 3/4º  ano do IFSul Sapucaia também começaram a participar das provas, sendo assim, o primeiro contato de estudantes de nível médio com a olimpíada. Também foi nesta edição as primeiras provas online aplicadas, inicialmente apenas para estudantes do campus.



Estudantes realizando a prova presencial,2018


Em 2019 as provas na modalidade ensino fundamental foram abertas às escolas de Sapucaia e Esteio, enquanto a modalidade ensino médio foi aberta a qualquer estudante, de qualquer cidade. Na edição foram mais de 800 estudantes de escolas de ensino fundamental, médio e técnico da região metropolitana. 



Estudantes realizando a prova em dupla presencialmente, 2019


Em 2020 tornou-se nacional, alcançando mais de 1000 estudantes em 20 estados brasileiros

Por conta da pandemia da COVID-19 foi necessário que todos ficassem em casa por questão de segurança, mas isso não impediu que a olimpíada ocorresse. A IFOMAT aconteceu de forma totalmente remota, onde todos puderam participar de suas casas. O formato possibilitou uma maior abrangência de regiões que poderiam participar. A partir desta edição, além dos estudantes do município e da região metropolitana, os estudantes de outros estados do Brasil também começaram a participar da olimpíada.  


Em 2021 a Olimpíada seguiu no formato remoto, pois a pandemia continuava afetando fortemente a população, então ainda não havia possibilidade de realização presencial. Novamente houve alcance nacional, tendo estudantes de 22 estados brasileiros participando da Olimpíada.

2022, a volta da olimpíada presencial

Depois que os efeitos da pandemia começaram a diminuir e foi possível o retorno presencial das atividades cotidianas e do meio acadêmico nas escolas foi possível dar continuidade na olimpíada no formato presencial, mas o formato online chegou para ficar, o que tornou a olimpíada oficialmente híbrida, sendo aplicada nos formatos presencial e online para todos os estudantes de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e estudantes do 1º ano a 3/4º ano do ensino médio técnico, tornando possível que estudantes da região metropolitana possam participar presencialmente da olimpíada no IFsul- Campus Sapucaia do Sul e os estudantes de todo o Brasil possam fazer as provas no formato online, e assim, viver a experiência que a IFOMAT proporciona. Em 2022 foram alcançados em torno de 1300 estudantes de 24 estados do Brasil.





Fotos do dia da premiação da 6º edição, 2022

2023, o que será que está por vir? 


IFOMAT - IF Olimpíada de Matemática



Nenhum comentário:

Postar um comentário