O ínicio
A primeira edição ocorreu em 2017, foi idealizada pelos professores Marcelio Adriano e Rosana Piovesan e surpreendeu a todos pela quantidade de alunos inscritos já no primeiro ano de olimpíada. Foram ao IFSul - Campus Sapucaia do Sul aproximadamente 400 estudantes para realizar a prova presencial. Apenas estudantes de escolas de ensino fundamental do município participaram.
Ao contrário das olimpíadas tradicionais de matemática, as provas da IFOMAT podiam ( e ainda podem) ser feitas em duplas e com o auxílio de calculadora, um grande diferencial da olimpíada.
“Queremos principalmente despertar no aluno o gosto pela matemática, fazê-lo usar a criatividade e o trabalho colaborativo para responder os problemas propostos” Ressaltaram os docentes em 2017.
Foto da primeira premiação da IFOMAT, 2017
Em 2018 foram 712 inscritos, e a olimpíada foi ampliada. Não eram mais só estudantes de ensino fundamental que podiam se inscrever, os estudantes do 1º ao 3/4º ano do IFSul Sapucaia também começaram a participar das provas, sendo assim, o primeiro contato de estudantes de nível médio com a olimpíada. Também foi nesta edição as primeiras provas online aplicadas, inicialmente apenas para estudantes do campus.
Em 2019 as provas na modalidade ensino fundamental foram abertas às escolas de Sapucaia e Esteio, enquanto a modalidade ensino médio foi aberta a qualquer estudante, de qualquer cidade. Na edição foram mais de 800 estudantes de escolas de ensino fundamental, médio e técnico da região metropolitana.
Por conta da pandemia da COVID-19 foi necessário que todos ficassem em casa por questão de segurança, mas isso não impediu que a olimpíada ocorresse. A IFOMAT aconteceu de forma totalmente remota, onde todos puderam participar de suas casas. O formato possibilitou uma maior abrangência de regiões que poderiam participar. A partir desta edição, além dos estudantes do município e da região metropolitana, os estudantes de outros estados do Brasil também começaram a participar da olimpíada.
2022, a volta da olimpíada presencial
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