O início
A primeira edição ocorreu em 2017 e foi idealizada pelos professores Marcelio Diogo e Rosana Piovesan. Neste ano participaram cerca 400 estudantes das escolas de Sapucaia do Sul do Ensino Fundamental.
Ao contrário das olimpíadas tradicionais de Matemática, as provas da IFOMAT podiam (e ainda podem) ser feitas em duplas e com o auxílio de calculadora, um grande diferencial da competição.
"Queremos principalmente despertar no aluno o gosto pela matemática, fazê-lo usar a criatividade e o trabalho colaborativo para responder os problemas propostos” (equipe organizadora)
Foto da primeira premiação da IFOMAT, 2017
Em 2018, a olimpíada atingiu 712 inscritos com ampliação também para o Ensino Médio. Neste ano, estudantes do 1º ao 3º/4º ano do IFSul Sapucaia também começaram a participar das provas. Também foi nesta edição que as primeiras provas online foram aplicadas, inicialmente apenas para estudantes do campus.
Em 2019, as provas na modalidade Ensino Fundamental foram abertas às escolas de Sapucaia e Esteio, enquanto a modalidade Ensino Médio foi aberta a qualquer estudante, de qualquer cidade. Na edição foram mais de 800 participantes de escolas de ensino fundamental, médio e técnico da região metropolitana.
Por conta da pandemia da COVID-19 foi necessário que todos ficassem em casa por questão de segurança, mas isso não impediu que a olimpíada ocorresse. A IFOMAT aconteceu de forma totalmente remota, onde todos puderam participar de suas casas. O formato possibilitou uma maior abrangência de regiões que poderiam participar. A partir desta edição, além dos estudantes do município e da região metropolitana, os estudantes de outros estados do Brasil também começaram a participar da olimpíada.
Em 2022, a volta da olimpíada presencial
Nenhum comentário:
Postar um comentário